Práticas Integrativas e Complementares
✿ Aromaterapia, Terapia Floral e Fitoenergética são exemplos de práticas integrativas e complementares alicerçadas no poder das plantas, portanto, você pode utilizar a linha de Hidrolatos Vibracionais Acqua di Vita como coadjuvante das terapias alternativas, conforme orientação profissional.
Cada uma destas práticas utiliza uma forma específica de trabalhar as propriedades terapêuticas das plantas e buscam equilibrar e harmonizar o corpo, agindo não apenas em sintomas físicos, mas também em aspectos emocionais e espirituais. A energia das plantas tem sido reconhecida há milênios como uma fonte de cura natural e bem-estar.
❂ São terapias que consideram o indivíduo como um todo, interligando os aspectos físicos, emocionais e espirituais. Representam abordagens naturais e não invasivas sendo complementos a tratamentos médicos convencionais, ajudando a aliviar sintomas de doenças crônicas, melhorando o bem-estar e reduzindo o estresse e a ansiedade.
Estudos realizados por terapeutas especializados analisam como determinada planta atua no corpo, mente e espírito. Identificam-se as propriedades curativas dos vegetais e como eles interagem com o nosso sistema energético.
Aromaterapeutas, terapeutas florais e fitoenergéticos utilizam essas informações para criar misturas de óleos essenciais, hidrolatos e fórmulas florais personalizadas, adaptadas às necessidades individuais de cada pessoa. Ao selecionar plantas com propriedades específicas, os terapeutas buscam equilibrar a energia do corpo, aliviar o estresse, tratar distúrbios emocionais e com isso promover o restabelecimento da ordem física e mental.
"A conexão com o poder energético das plantas nos leva ao caminho da cura e do bem-estar, harmonizando nossa existência com a sabedoria da natureza"
- Dra. Camila Wiebrantz.
❀ Aromaterapia: tem uma longa história e é usada em várias culturas em todo o mundo há milhares de anos. É uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas pelos óleos essenciais e hidrolatos para estimular diferentes partes do cérebro para equilibrar e harmonizar a mente, o corpo e as emoções, além de fornecer uma sensação geral de relaxamento e harmonia.
❂ Partindo do princípio de que os compostos aromáticos e voláteis dos óleos essenciais e hidrolatos podem ser absorvidos através da pele ou inalados e deste modo afetam nosso sistema nervoso, circulação sanguínea e consequentemente o sistema imunológico, a aromaterapia pode promover o bem-estar físico, mental e emocional, fortalecendo ainda as defesas do organismo.
❂ Ainda mais, como a fitoenergética e a terapia floral, atua para aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão e outros desequlíbrios emocionais que desencadeiam efeitos psicossomáticos prejudiciais. Algumas das formas mais comuns de usar a aromaterapia incluem a inalação direta, o uso de difusores, massagem, banhos e compressas.
❂ O sistema nervoso é responsável por controlar as funções corporais involuntárias, como respiração, batimentos cardíacos, digestão, entre outras. Os óleos essenciais e florais podem afetar o sistema nervoso autônomo, estimulando ou acalmando o corpo, dependendo da planta utilizada.
❂ O sistema límbico, por sua vez, está relacionado às emoções, comportamentos e memórias. Deste modo as águas florais e óleos essenciais podem afetar o sistema límbico, estimulando sentimentos de relaxamento, felicidade, energia, calma, entre outros.
ℹ Na aromaterapia, os óleos essenciais e hidrolatos são frequentemente usados em massagens, banhos, compressas, inalações e difusores de aroma. O método de uso pode variar de acordo com o objetivo do terapeuta e as preferências individuais.
"O aroma é como um fio condutor que une o mundo espiritual e o físico, capaz de curar nossos corpos e mentes."
Gabriel Mojay - terapeuta e escritor especializado em aromaterapia
"A natureza nos oferece o melhor remédio para todas as nossas aflições, e a aromaterapia é uma das formas mais poderosas de aproveitar esses recursos."
René-Maurice Gattefossé - pesquisador considerado o pai da aromaterapia
❀ Terapia Floral: A terapia floral foi criada pelo médico britânico Dr. Edward Bach na década de 1930, que acreditava que as emoções e estados mentais negativos eram a causa de muitas doenças físicas e que a cura poderia ser alcançada através do equilíbrio emocional. Ou seja, quando alguém está sentindo emoções negativas, como medo, raiva ou insegurança, por exemplo, é fácil que o equilíbrio entre sua mente e corpo se perca, podendo levar ao surgimento de doenças.
Assim, o objetivo dos florais passa por restaurar esse equilíbrio, ajudando a pessoa a aceitar e trabalhar suas emoções. Por exemplo, quando alguém sente medo, deve trabalhar a coragem, já quem sente muito estresse deve melhorar sua capacidade para relaxar, de forma a que o corpo e a mente consigam estar novamente em sintonia, evitando ou combatendo diferentes tipos de problemas de saúde.
❂ A base do funcionamento da terapia floral é a utilização de essências florais, que contêm as propriedades vibracionais da planta e são usadas para equilibrar as emoções e estados mentais negativos. Cada essência é associada a uma emoção específica, e a escolha da essência é baseada na emoção ou sentimento que a pessoa está experimentando.
É uma terapia radicada no princípio da homeopatia, ou seja, a ideia de que "semelhante cura semelhante". Isso significa que as essências florais utilizadas em cada caso são escolhidas com base nas emoções e sentimentos apresentados pelo paciente, buscando uma correspondência entre a energia da planta e a energia emocional da pessoa.
O Dr. Bach acreditava que a terapia floral não apenas trata os sintomas da doença, mas ajuda a pessoa a se tornar mais consciente de seus próprios padrões emocionais e a encontrar uma maior harmonia em sua vida. Para ele, os florais não apenas tratam os sintomas da doença, mas também ajudam a pessoa a se tornar mais consciente de seus próprios padrões emocionais e a encontrar uma maior harmonia em sua vida.
❂ Tal como a Fitoenergética, a Terapia Floral se vale da energia dos fitocomponentes das plantas para restaurar o equilíbrio do corpo e da mente de forma natural. É uma abordagem de tratamento natural que se compreende a pessoa como um todo, em vez de apenas seus sintomas.
Os florais das plantas são utilizados para tratar uma variedade de problemas emocionais e psicológicos, incluindo ansiedade, estresse, depressão, medo, irritabilidade, baixa autoestima. Assim, essa terapia também pode ser usada para lidar com problemas físicos que têm uma origem emocional ou psicológica, como insônia, dores de cabeça, distúrbios digestivos, entre outros. Busca-se o equilíbrio emocional, ajudando a pessoa a lidar melhor com suas emoções e reduzindo o estresse e a ansiedade. Além disso, a Terapia Floral pode ajudar a melhorar a autoestima, a aumentar a concentração e a melhorar a qualidade do sono.
ℹ A forma de usar a terapia floral pode variar de acordo com o terapeuta ou a escola de pensamento, mas geralmente envolve a ingestão das essências florais diluídas em água, preparação de chás e sucos, ou a aplicação tópica em pontos específicos do corpo.
"Cada um de nós é responsável por sua própria saúde e felicidade, e podemos alcançá-las usando as bênçãos que a natureza nos oferece."
- Dr. Edward Bach
"O objetivo dos florais não é suprimir os sentimentos negativos, mas sim transformá-los em virtudes."
- Ian White
"A terapia floral é um meio de transformar a dor emocional em sabedoria e crescimento."
- Judy Ramsell Howard
❀Fitoenergética: As plantas são geralmente conhecidas pelas propriedades medicinais extraídas dos princípios ativos presentes em cada espécie, mas elas também podem ser usadas como antídotos para desequilíbrios emocionais, espirituais e até mesmo para doenças físicas, com base na energia que emanam. Com esta base, a Fitoenergética - ferramenta terapêutica criada no Brasil e reconhecida pelo Ministério da Saúde em 2018 - propõe a harmonização sistêmica do corpo a partir de amostras de vegetais, que podem ser usados de diversas formas como por exemplo administração oral, aplicação tópica, aspergir no ar e ambientes, aromatizadores, banhos, compressas, escalda-pés, etc.
❂ Enquanto a fitoterapia utiliza o princípio ativo químico das plantas, atuando assim no nosso corpo físico, a Fitoenergética utiliza as propriedades vibracionais de cada planta, atuando no nosso campo de energia, ou aura. A Fitoenergética é uma abordagem terapêutica que nos ajuda a entender e curar nossos sentimentos e emoções, promovendo a harmonização entre corpo, mente e espírito.
A Fitoenergética é baseada na compreensão de que as plantas emitem uma energia vital que pode ser usada para restaurar o equilíbrio energético de uma pessoa. Segundo a Fitoenergética, cada planta tem uma vibração específica que pode ser utilizada para tratar diferentes desequilíbrios emocionais, mentais e físicos.
❂ Assim como Aromaterapia e a Terapia Floral, a Fitoenergética tem como objetivo principal a harmonização energética e a melhoria da qualidade de vida, atuando em diferentes níveis do ser humano. Alguns dos benefícios que podem ser alcançados com essa terapia são: alívio de estresse e ansiedade, melhoria do sono, redução de dores físicas e emocionais, aumento da disposição e da energia vital, entre outros.
A Fitoenergética propõe uma abordagem holística, considerando a pessoa como um todo, integrando corpo, mente e espírito. Para isso, são utilizados os chamados elixires fitoenergéticos, que são preparados a partir de plantas selecionadas por sua energia e vibração específica.
❂ Os elixires são administrados por via oral ou tópica e podem ajudar a tratar uma variedade de problemas físicos, emocionais e espirituais, tais como ansiedade, estresse, insônia, dores de cabeça, problemas digestivos, falta de autoestima, dificuldades de relacionamento, entre outros.
ℹ A forma de uso da Fitoenergética varia de acordo com as necessidades do indivíduo. Ela pode ser utilizada na forma de gotas, banhos, compressas, infusões, cosméticos e alimentos energizados com as propriedades das plantas, entre outras formas. O terapeuta especializado em Fitoenergética é responsável por identificar as plantas que melhor se adequam ao perfil do paciente e indicar a forma de uso mais apropriada.
"A fitoenergética nos convida a uma nova forma de ver as plantas, reconhecendo a sua sabedoria e o seu potencial de cura."
- Patrícia Cândido, Bruno J. Gimenes
"A energia vital das plantas é instrumento poderoso para restaurar o equilíbrio da mente e trazer harmonia para o corpo físico."
- Dra. Camila Wiebrantz
AVISO LEGAL: Não alegamos propriedades funcionais, fitoterápicas ou medicamentosas em nossos produtos. Seu uso é alicerçado nas práticas integrativas e complementares e de forma alguma substitui os tratamentos convencionais. Nossos produtos não tratam sintomas e não curam doenças. É importante lembrar que a terapia floral, fitoenergética e aromaterapia não devem ser usadas como substituto para o tratamento médico adequado.
Copyright © 2023 Acqua di Vita
A reprodução em todo ou em parte deste site é proibida, inclusive as imagens.
Comentários
Postar um comentário